PTEN
IPVCOTIC
   
 
     

Economia Social e Solidária: “porque o mundo (não) é plano”

 
Subscrever RSS
 
 
GEED
 

Com vista a compreender a Economia Social e Solidária e a promover o estudo e as práticas desta área no ensino superior, o projeto "Enhancing Social Economy" nasceu de uma vontade combinada, multicultural e multidisciplinar de vários parceiros - Universidade de York St. John, UK, líder do projeto, a Universidade de San Antonio Abad del Cuscu, Peru, a Universidade de Mondragon MIK, Espanha e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

A crise económica, que resultou da rutura do setor bancário em 2008, levou a um questionamento singular sobre as questões do desenvolvimento e da educação, nomeadamente sobre o papel do ensino superior e a sua vinculação a um modelo único de economia. Exige-se, pois, a desconstrução deste modelo instrumentalista, instigando-se a necessidade de revisão dos fundamentos, propósitos e modelos económicos para o trabalho em educação e, mais concretamente, para as instituições de ensino superior. Esta abordagem, centrada no Homem enquanto potencial de desenvolvimento e capital social, está na base do projeto, que procura um conhecimento sistematizado sobre a natureza, origens e práticas de uma economia alternativa que desenvolva valores de igualdade, eficiência e reciprocidade ao serviço do desenvolvimento humano.

Para este projeto, definiram-se como objetivos o aumento da qualidade e a atratividade da economia social e do capital social (ES & CS) no ensino superior na Europa com base em conhecimentos e experiências de diversas partes do mundo e a construção de uma base de conhecimentos e práticas que englobe valores e experiências no campo da ES a partir de uma grande diversidade de áreas geográficas, através da ação dialógica. Além disso, pretende-se ainda rever e melhorar os atuais currículos do ensino superior europeu sobre o tema para aumentar a sua relevância junto dos estudantes de ensino superior e outros profissionais da área na Europa, África, Ásia e América do Norte e do Sul, a partir da promoção de um diálogo intercultural e uma compreensão mútua entre os professores do ensino superior das áreas geográficas do projeto.

Para este propósito, e através de um estudo empírico baseado num inquérito online, de estudos de caso e de metodologias de focus group com pessoas que trabalham nesta área, pretende-se elaborar um manual que possa servir de referência para a conceção de um currículo de ensino superior na área da Economia Social e Solidária, tendo por base os resultados do inquérito online, para serem ministrados nas suas instituições.

Consulte aqui a newsletter deste último mês e o blogue do projeto.

 Atualizado em 18.06.2013