
No mundo globalizado em que vivemos é urgente consciencializar sobre a interdependência entre o local e o global, acentuando que as nossas ações podem ter repercussões na vida de outras pessoas que habitam o mesmo planeta. Referimo-nos, frequentemente, às ligações que existem entre Portugal e outros países do mundo: na literatura, arte, língua, política, comércio, música, desporto… Há mesmo quem diga que hoje em dia “somos todos vizinhos” de alguma forma, mesmo que não partilhemos fronteiras físicas. Como nos relacionamos com estes vizinhos globais? Que implicações têm as nossas relações? Que valores devem prevalecer e que deveres estão implícitos? Dificilmente a opinião pública porá em causa que todos os cidadãos e cidadãs portugueses têm o direito à educação. Aliás, a Constituição da República Portuguesa e a legislação nacional em vigor consagram esse mesmo direito. Está entre os deveres do Estado Português assegurar que este direito, inerente a todos os seres humanos, é cumprido. Qual é a responsabilidade de Portugal, e dos seus cidadãos e cidadãs, num cenário alargado de Educação para Todos e Todas? · Como transformar o Mundo num espaço coletivo comum, justo e equitativo em dignidade e bem-estar? · Quais são os nossos direitos e deveres para o Desenvolvimento Global? Em que medida são postos em prática? No atual contexto de crise internacional, qual é a importância da Cooperação para o Desenvolvimento? São estas e outras questões que se irão debater, sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, na Assembleia da República (Auditório do Edifício Novo). No debate participarão alunos do 8ºB da Escola EB2,3 Luís de Sttau Monteiro, do Agrupamento de Escolas nº1 de Loures, juntamente com alguns Deputados. A iniciativa é promovida pela Campanha Global pela Educação (CGE) com o cofinanciamento do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e com o apoio do Grupo Parlamentar sobre População e Desenvolvimento. Os alunos serão divididos em grupos de trabalho e, para se assegurar um acompanhamento a todos, cada grupo terá um elemento da CGE como figura facilitadora. O GEED representará a ESE-IPVC, que faz parte da CGE, e terá o papel de facilitador num dos grupos de trabalho. Saibam mais na página da CGE. |
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Criado em 15.02.2012 |