PTEN
IPVCOTIC
   
 
     

III Jornadas de Educação para o Desenvolvimento – Educação para o Desenvolvimento e outras “Educações para…”

 
Subscrever RSS
 
 
GEED
 

As III Jornadas de Educação para o Desenvolvimento decorreram no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, no dia 30 de maio de 2013, num processo de informação e debate sobre “Educação para o Desenvolvimento e outras ‘Educações para…’”.

As Jornadas de ED são consideradas no Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) enquanto “atividade de dinamização” da própria Estratégia. A Estratégia Nacional de ED, aprovada pelo despacho nº 25931/2009 pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, publicado em Diário da república, a 26 de Novembro de 2009, prevê como primeiro objetivo “promover a capacitação das entidades públicas e das organizações da sociedade civil relevantes enquanto atores de ED e criar dinâmicas e mecanismos de diálogo e de cooperação institucional”. Além deste propósito, definiu-se como objetivos das Jornadas o aprofundamento do conceito de ED, bem como o reforço do diálogo, articulação e cooperação entre entidades relevantes no âmbito do trabalho nesta área.

A primeira edição, em 2010, privilegiou a temática da “influência política”, destaque do objetivo 4 da ENED, e juntou sobretudo ONGD. Em 2012, realizaram-se as II Jornadas, com indicência no segundo objectivo da Estratégia - “Educação para o Desenvolvimento nas escolas” - com 134 professores e outros atores de ED no âmbito da educação formal.

Estando a meio do período de concretização da Estratégia (2010-2015), considerou-se a necessidade de aprofundar e refletir sobre a relação que se estabelece entre a ED e outras “Educações para…”. Este apontamento foi analisado no início do processo de elaboração da ENED, sendo considerada já no documento.

Em 2013, a terceira edição das Jornadas de ED teve como público prioritário as 14 entidades subscritoras do Plano de Ação da ENED, ONGD e representantes de instituições de ensino superior. As Jornadas tiveram como modalidade de trabalho a apresentação de uma reflexão de Manuela Mesa, perita internacional e Diretora do Centro de Educación e Investigación para la Paz (CEIPAZ), sobre o tema do evento, testemunhos de entidades e agências da sociedade civil sobre a sua experiência de concretização da ENED, nomeadamente no que às várias “educações para…” diz respeito e reflexão conjunta dos participantes, a partir de grupos de trabalho de discussão e reflexão.

 Criado em 03.06.2013