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No passado dia 8 de Janeiro comemorou-se o Dia Mundial da Alfabetização. Segundo o calendário dos Direitos Humanos, este dia é assinalado com o objetivo de despertar a consciência da comunidade internacional para a importância da educação, de forma a chegar a um compromisso mundial em relação ao desenvolvimento e à educação/formação. Segundo o mais recente relatório da UNESCO - ver aqui - em parceria com o programa da Educação para Todos e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (setembro de 2012), há mais de 775 milhões de adultos analfabetos em todo o mundo - 64% dos quais são mulheres. O conceito de analfabetismo aparece aqui enquanto capacidade básica de escrita e leitura. Estes números parecem assombrar o desenvolvimento económico e o progresso social, na medida em que a liberdade dos seres humanos depende do estabelecimento de um nível básico de alfabetização para o entendimento mundial. A este propósito, o GEED tem vindo a trabalhar o tema da 'Educação como Direito' na unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, enquadrada na licenciatura em Ensino Básico. A exploração deste tema servirá de base para o trabalho de estágio destes estudantes no 2º ciclo do Ensino Básico nas escolas-cooperantes do concelho, tendo como propósito a sensibilização e consciencialização para esta problemática. E como inspiração, deixamos a citação do pedagogo brasileiro Paulo Freire: "A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento". |
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Atualizado em 19.02.2013 |