PTEN
IPVCOTIC
   
 
     

Procedimentos de Admissão

 
 
 
Programs
 

Critérios de elegibilidade do Estudante Erasmus

A mobilidade de estudantes Erasmus para estudos é baseada em acordos inter-institucionais entre as instituições de ensino superior participantes devendo cada uma ser detentora de uma Carta Universitária Erasmus.

  • O estudante deverá estar matriculado numa instituição de ensino superior titular da Carta Universitária Erasmus e estar a frequentar estudos de ensino superior que conduzam a um grau reconhecido ou a outra qualificação reconhecida do nível terciário até ao nível de doutoramento, inclusive.
  • O estudante deverá estar a frequentar pelo menos o segundo ano de estudos de ensino superior.
  • A instituição de origem deverá reconhecer na íntegra o período de tempo passado no estrangeiro, preferencialmente através de créditos ECTS. O reconhecimento será baseado no Plano de Estudos aprovado por todas as partes antes do início do período de mobilidade.
  • Como condição mínima ou o país de origem ou o país de acolhimento deverá ser um Estado Membro da UE.

Duração da Mobilidade

Mínimo: 3 meses (ou um trimestre)
Máximo: 12 meses (ou um período académico completo)

 Pré – Inscrições

Cada aluno interessado em Mobilizar deverá proceder à sua pré-inscrição on-line aquando da abertura das mesmas no site Internacional do IPVC através do formulário próprio Impresso Pré-inscrição’.

Estas pré-inscrições são divulgadas no portal Internacional e nas escolas do IPVC, geralmente entre Fevereiro e Março.

 Seleção

Com base na lista de alunos pré-inscritos, o Coordenador Erasmus de cada escola procede à seleção final dos alunos.

Todos os alunos deverão consultar os critérios de seleção. A seleção dos alunos é da responsabilidade do Coordenador Erasmus de cada escola, que comunicará ao Coordenador Institucional e ao GMCI o resultado da seleção.

Procedimentos de Admissão

Os selecionados deverão ponderar muito bem a sua decisão antes de avançarem para a inscrição, pois a sua desistência após esta fase acarreta processos burocráticos complicados. Tendo sido feita a ponderação consciente deve proceder à respectiva inscrição online no portal Internacional.

Para iniciar este procedimento aconselhamos que seja feita uma pesquisa no site da Universidade onde será feita a mobilidade para verificação da data limite de envio da candidatura, assim como os documentos obrigatórios a serem enviados. Existem universidades que requerem inscrição on-line, assim como a reserva de alojamento e estadia, convém a salvaguarda destas questões essenciais. Alertamos que, existem datas limite de envio das candidaturas quer on-line, quer em papel para o acesso às universidades no estrangeiro.

A 1ª inscrição deverá obrigatoriamente ser on-line através do preenchimento do formulário 'Ficha de estudante Erasmus’. Para este procedimento deverá já ter preenchido, assinado e guardado no PC  o ‘Learning Agreement’, assim como todos os documentos obrigatórios para upload (BI, NIF, NIB). A impressão do Learning Agreement e entrega no Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional - GMCI, assinada pelo Coordenador de Mobilidade da escola é obrigatória.

O ‘Learning  Agreement’ deverá ser preenchido em colaboração com o coordenador de curso ou coordenador Erasmus na escola,  validado e aprovado pelo conselho Técnico-Científico. Qualquer alteração ao mesmo na instituição de destino deverá ser acordada com o Coordenador de Curso e Coordenador Erasmus, através do preenchimento da secção 'during the mobility' no formulário ‘Learning Agreement’, até 30 após a chegada à instituição de destino.

Chamamos a atenção para  o horário de atendimento neste gabinete - Segundas, Quartas e Sextas-feiras das 15h00 às 17h00.

Ao chegar à instituição onde irá realizar o seu período de mobilidade, o estudante, deve requisitar ao International Office da instituição de acolhimento o preenchimento, assinatura do responsável e carimbo da ‘Confirmation of Arrival / Departure' e envia-lo, o mais rápido possível, no máximo na primeira semana aquando da sua chegada, por e-mail (internaciona@ipvc.pt ) ou fax (+351 258 829 065) para o GMCI do IPVC.

Carta de estudante ERASMUS+
 Atualizado em 20.04.2020