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Cabe ao Coordenador de Mobilidade de cada Escola e/ou aos Coordenadores dos Cursos, consoante a forma de organização de cada Escola, proceder à organização do período de estudos no estrangeiro (programa de estudos). O programa de estudos - Learning Agreement - LA, será remetido, antes da partida dos estudantes, ao GMCI que, por sua vez, o envia à Universidade de destino para conhecimento e assinatura do responsável nomeado para o Programa Erasmus naquela Instituição. Não pode ser iniciado nenhum período de estudos no estrangeiro sem que o contrato de estudos esteja devidamente assinado pelo Coordenador Institucional, pelo Coordenador Erasmus da Escola e pelo estudante e validado pelo Conselho Técnico Científico do IPVC. Alteração ao Plano de Estudos Qualquer alteração ao programa de estudos, após a chegada do estudante à entidade de acolhimento, deverá ser comunicada e validada de imediato ao Coordenador Erasmus ou Coordenador de Curso, através do preenchimento da secção 'During the mobility' no formulário ‘Learning Agreement’. A sua formalização deverá ser finalizada, no prazo máximo de 30 dias, a contar da data de chegada do estudante. Quaisquer subsequentes modificações ao programa de estudos que se verifiquem necessárias, deverão ser formalmente acordadas pelas três partes envolvidas e executadas imediatamente. Prolongamento do Período de Mobilidade Erasmus Se a política da Agência Nacional (AN) e do IPVC o permitirem, um prolongamento do período de mobilidade Erasmus poderá ser acordado entre as entidades envolvidas, desde que:
Equivalências e ECTS Para efeitos de atribuição de equivalências e de acordo com as Regras do Programa Erasmus, todo o trabalho efectuado pelos alunos terá reconhecimento académico, desde que devidamente previsto no Plano de Estudos aprovado – ‘Learning Agreement’. O IPVC reconhecerá e/ou validará na íntegra o período de estudos Erasmus realizado pelo estudante, de preferência pela utilização do ECTS. O cálculo e atribuição de unidades de crédito às várias unidades curriculares, integrantes de determinada área científica, assentam nos princípios gerais definidos no decreto-lei º42/2005, de 22 de Fevereiro e baseou-se, em particular, no regulamento de ECTS do IPVC, com as necessárias adaptações ao formulário da DGES. A atribuição de ECTS assenta, sempre que para tal haja dados disponíveis na medida do trabalho por unidade curricular obtido por inquérito a docentes e discentes. Com o regresso do estudante, a Universidade anfitriã deverá remeter ao Coordenador Institucional a 'Confirmation of Arrival/Departure’ e o ‘Transcript of Records’. Após a recepção destes documentos, o Coordenador Institucional procede ao envio do `Transcript of Records´original para a Escola Superior do estudante, de forma a serem transferidas as classificações para o plano de estudos do curso que o mesmo frequenta no IPVC, de acordo com as regras em vigor.
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Atualizado em 20.04.2020 |