A Educação para o Desenvolvimento (ED) permite abordar temas complexos do desenvolvimento global de forma integrada, dinâmica, crítica e contínua e tem como principal objetivo incutir valores, princípios, atitudes e ações para um mundo mais justo, inclusivo, equitativo e sustentável. Contribui para um mundo em que todos usufruem dos seus direitos, em especial o direito à Educação.
A importância da ED para o país foi reconhecida, com a publicação do documento de orientação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), em 2009, e a subscrição, a 22 de abril de 2010, do respetivo Plano de Ação, através de um protocolo, por instituições públicas e organizações da sociedade civil envolvidas no processo de elaboração.
O IPVC enquanto instituição pública de ensino superior que forma professores e educadores, considera que a área de ED deverá ser uma aposta fundamental para a compreensão das questões complexas do desenvolvimento; a divulgação e discussão dos conceitos, princípios e competências para a Cidadania Global junto da comunidade escolar; a implementação de práticas de Educação para e na Cidadania Global e a apresentação de propostas para a revisão dos curricula da formação inicial, em serviço e contínua de professores e educadores. Por tudo isto, elegeu a área da Educação para o Desenvolvimento (ED) como sendo parte integrante do seu Plano Estratégico.
A aposta do IPVC na constituição e manutenção do Gabinete de Estudos para a Educação para o Desenvolvimento (GEED) da ESE-IPVC é uma destas provas da seriedade com que esta área é encarada pela própria instituição. O GEED tem privilegiado na sua ação a área de ED, tendo acumulado uma experiência e um conhecimento que podem ser verificados nas suas atividades e nos seus projetos.
Neste contexto, parece clara a seleção do GEED para trabalhar em parceria com a Comissão de Acompanhamento da ENED a fim de contribuir para a operacionalização do dispositivo de planeamento, acompanhamento e avaliação da ENED.
Este projeto é considerado pela ESE-IPVC, enquanto Instituição parceira convidada, como um desafio ético, académico, pedagógico e de confronto analítico com as suas práticas de cidadania ativa. Assume o acompanhamento e avaliação da ENED como exercício de aprendizagem e de construção contínua de conhecimento especializado, através da recolha e tratamento de dados no contexto nacional ao serviço de uma melhoria e aperfeiçoamento de fases de definição estratégica posteriores à implementação da ENED.