PTEN
IPVCOTIC
   
 
     

Livros

 
Subscrever RSS
 
 
GEED
 
 
Temas
O manual Requisitos Mínimos para a Educação: Preparação, Resposta e Reconstrução expressa o compromisso de que todos os indivíduos – crianças, jovens e adultos – têm o direito à educação. Os requisitos articulam o nível mínimo de acesso a uma educação de qualidade em situações de emergência e reconstrução. Podem ser utilizados como ferramenta de capacitação e de formação de agências humanitárias, governos e populações locais, para melhorar a eficácia e qualidade da assistência à educação. Ajudam a melhorar a responsabilização e previsibilidade entre os atores humanitários e melhora a coordenação entre parceiros, incluindo as autoridades educativas.
A rede INEE facilitou um vasto processo consultivo para desenvolver os Requisitos Mínimos, processo que decorreu entre 2003 e 2004, com uma atualização posterior entre 2009 e 2010. Este trabalho é financiado pela Convenção dos Direitos da Criança, pelo Fórum de Dakar que estabeleceu os objectivos da Educação para Todos (2000) e a Carta Humanitária do Projeto Esfera.
 
Preço
Distribuição gratuita
 
 
 
Temas
A Rede Inter-Institucional de Educação em Situação de Emergência desenvolveu, através de um amplo processo de consulta e de colaboração, os requisitos mínimos globais que articulam um nível mínimo de educação de qualidade e acesso à educação em situação de emergências, crises crónicas e reconstrução.
Os Requisitos Mínimos para a Educação em Situação de Emergência são um manual e também a expressão de um compromisso desenvolvido através de um amplo processo de colaboração. Neste processo, todos os indivíduos – crianças, jovens e adultos – têm o direito à educação durante as situações de emergência. Os requisitos expressam os princípios fundamentais do Projeto Esfera: de que todos os passos devem ser dados para aliviar o sofrimento humano que advém das calamidades e conflitos e que as pessoas afectadas pelas catástrofes têm o direito a uma vida com dignidade.
Os requisitos mínimos têm por base vários documentos e convenções internacionais, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção dos Direitos da Criança, o Quadro de Ação de Dacar do Fórum Mundial da Educação (2000) que promove a Educação para Todos e a Carta Humanitária Projeto Esfera. À semelhança do Projeto Esfera, os requisitos da INEE destinam-se a ser utilizados como instrumento de formação e capacitação pelas organizações humanitárias, governos e população local, de forma a reforçar a eficiência e qualidade educativas e, assim, melhorar de forma significativa a vida das pessoas afectadas pelas catástrofes. Ajudarão também a aumentar a transparência e a capacidade de previsão junto dos agentes de acção humanitária e a melhorar a coordenação entre parceiros, incluindo as autoridades educativas.
 
Preço
Distribuição gratuita
 
 
 
Temas
É um Manual/Guia de Alfabetização destinado a todas as crianças cabo-verdianas que iniciam o seu percurso de alfabetização, e simultaneamente, a todas as professoras e professores do ensino básico que pretendem iniciar uma caminhada conjunta com os seus pequenos alunos. Foge às abordagens expositivas que caracterizam as formas tradicionais de ensino e aprendizagem, priorizando o trabalho personalizado e de grupo, a partir da adopção de uma prática ativa e participativa.
 
Preço
10 Euros
 
 
 
Temas
Escrever. Redigir um texto. Selecionar, estruturar, articular informações. Eis algumas das tarefas que os estudantes têm de realizar ao longo da escolaridade. Porém, os múltiplos processos cognitivos exigidos tornam o trabalho de escrita difícil para o aluno, e não menos para o professor que o acompanha. Ao aluno, como a qualquer escrevente, é também exigida a capacidade de observar e refletir sobre o seu texto: reescrevendo-o, reformulando-o, aperfeiçoando-o. Mas, como conseguem os professores orientar e ajudar os alunos na habilidade da escrita? Esta é a questão que se aborda neste livro. A partir de um corpus de textos de alunos do ensino básico integrado de Cabo Verde, analisam-se os problemas encontrados e apresentam-se as respectivas intervenções pedagógicas. Finalmente, são propostos instrumentos didáticos adequados às áreas críticas que justificam a intervenção do professor. Esta obra destina-se primeiramente aos professores e estudantes de Português Língua Segunda dos países de língua oficial portuguesa ou que residem e estudam no nosso país. No entanto, as propostas apresentadas vão também ao encontro de preocupações existentes no ensino do Português Língua Materna.
 
Preço
10 Euros
 
 
 
Temas
Versão portuguesa da Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores e a Recomendação de 1997 da UNESCO relativa ao Estatuto do Pessoal do Ensino Superior com um guia de utilização.
Esta versão foi traduzida de uma forma independente, no âmbito do Contrato Programa Educar sem Fronteiras, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Português em colaboração com a TTISSA da UNESCO.
Este Programa de Cooperação é da responsabilidade de Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
 
Preço
Distribuição gratuita
 
 Atualizado em 31.05.2011