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É impossível não partilhar este momento especial – acabamos de receber a primeira versão total do recurso educativo que foi elaborado no âmbito do projeto Global Schools: Aprender a (con)Viver, um manual que apoiará a integração das temáticas da Educação para o Desenvolvimento nos programas do 1º e do 2º ciclos do Ensino Básico. Este manual, com lançamento online previsto para janeiro e lançamento impresso para março, é a primeira tentativa em Portugal de colocar em prática o Referencial de Educação para o Desenvolvimento (ED), do Ministério de Educação. O manual está dividido em sete capítulos e tem nove propostas didáticas - 4 para o 1º ciclo e 5 para o 2º ciclo do CEB. Os títulos dos capítulos representam sub-temas do próprio Referencial de ED: 1. Diversidade cultural e visões do mundo (1º e 2º ciclos) 2. Visões de futuro, alternativas e transformação social (2º ciclo) 3. Globalização e crescente complexidade das sociedades humanas (2º ciclo) 4. Desigualdades, pobreza e exclusão social (1º ciclo) 5. Direitos, deveres e responsabilidades (1º ciclo) 6. A comunidade planetária (1º e 2º ciclos) 7. Construção de uma sociedade mundial justa e sustentável (2º ciclo) O manual foi elaborado por uma equipa multidisciplinar constituída por docentes da ESE, especialistas nas áreas curriculare - Alexandra Esteves, Ana Barbosa, Gabriela Barbosa, Joana Oliveira, Luísa Neves e Teresa Gonçalves -, pela responsável da área de ED do Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) - La Salete Coelho - e por especialistas na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, vindos de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento - Eliana Madeira (GRAAL) e Jorge Cardoso (FGS). Esta atividade decorre no âmbito fo projeto Global Schools: Aprender a (con)Viver, financiado pela Comissão Europeia. |
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Atualizado em 10.11.2017 |