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Finalização do Projeto "Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento"

 
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GEED
 

Enquadramento

Este projeto teve início em julho de 2011, com a contratação de uma técnica de Educação para o Desenvolvimento, para exercer funções no Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED).

Resumo dos principais objetivos atingidos

Durante estes seis anos, foram atingidos os principais objetivos nas duas vertentes do projeto:

a) a do acompanhamento da ENED, na qual se procedeu a: recolha de dados para os relatórios de Acompanhamento da ENED; redação dos seisrelatórios anuais de Acompanhamento; elaboração de três exercícios de planificação globais; execução de doze encontros entre as diversas entidades subscritoras do Plano de Ação da ENED bem como com o grupo de ED da Plataforma das ONGD; apoio ao processo de peer-review do GENE e à avaliação final; o reforço do Centro de Recursos da ESE-IPVC, bem como desenvolvimento de uma estratégia para a sua divulgação; estabelecimento de contactos e envolvimentos das ESE e da ARIPESE na implementação da ENED.

b) a da capacitação interna de ESE-IPVC, que se desenvolveu de forma acelerada e com resultados práticos e visíveis, como: o reforço das temáticas de ED no curriculum da formação inicial de professores; a implementação de projetos de ED nos Agrupamentos de escolas do município; a realização de três ações de formação contínua para professores dos sete agrupamentos de Viana do Castelo; a formação realizada com docentes da própria ESE-IPVC; a dinamização de atividades de educação não formal que atraem estudantes e outros membros da comunidade; a realização de atividades de divulgação da ENED e de outros conteúdos relacionados com ED (ex. Ciclo de cinema); a participação em grupos de investigação e de momentos de divulgação científica, entre outros.

Foi ainda possível reforçar o papel da ESE-IPVC enquanto entidade de referência em Portugal na área da ED pela implementação do projeto europeu “Global Schools”, o que tornou o município de Viana do Castelo o primeiro em Portugal a ter formação inicial e contínua de professores em todos os seus agrupamentos de escolas.

Foram ainda submetidas mais duas candidaturas a projetos europeus durante o 1º semestre de 2016.

É importante salientar a importância atribuída a todo este processo de acompanhamento e monitorização da ENED, não só pelos atores de ED em Portugal, que o referem como um dos fatores motivadores e aglutinadores ao longo dos últimos seis anos, mas também pela própria equipa responsável pelo processo de peer-review do GENE e pelo Relatório de Avaliação Externa da ENED. Para além de louvarem o “excelente” documento da Estratégia portuguesa e o caráter participativo da sua elaboração, a equipa realça este processo, “One of the strengths of the Portuguese National Strategy is its emphasis, from the start, on the issue of monitoring, evaluation, research and the accompanied policy learning” (pág.60), recomendando “the Portuguese actors should be highly commended for this emphasis, and should aim to ensure it results in both implementation and increased quality” (pág.56).

 Atualizado em 07.07.2017