
O GEED esteve presente na Conferência "Reserch, Evidence and Policy Learning for Global Education”, nos dias 10 e 11 de maio, em Londres, a convite do Development Education Research Centre - Institute of Education, University College of London e do GENE - Global Education Network Europe - rede europeia de Educação Global.. O encontro visou reunir representantes da Academia para refletir sobre a contribuição da investigação para o desenvolvimento de políticas públicas na área da Educação Global ou da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG), conceito mais utilizado em Portugal. São cada vez mais complexos os desafios que o mundo enfrenta: disparidades de rendimento e pobreza, crises ambientais e humanitárias, conflitos armados, terrorismo, radicalização e xenofobia, imigração, entre outros. Estes desafios ocupam um lugar de destaque nos meios de comunicação social, sendo uma presença constante nas vidas dos cidadãos. A Educação Global representa uma componente importante nesta reflexão. Quais são os desafios específicos na Educação Global considerando o contexto complexo e mutável em que nos encontramos? Que estratégias já foram colocadas em prática com bons resultados? Os objetivos do encontro foram: · Partilhar estudos sobre práticas que relevem abordagens inovadoras à Educação Global (ED/ECG); · Promover estudos que estejam a decorrer e refletir sobre como os valorizar para serem tido em conta pelos atores políticos; · Identificar temas-chave e assuntos que sejam considerados como fundamentais pelos decisores políticos na área da Educação Global (ED/ECG). Nesta conferência foi ainda lançada a primeira rede de investigadores nesta área denominada ANGEL – Academic Network of Global Education and Learning. La Salete Coelho foi convidada a estar presente como docente e investigadora na área da Educação para o Desenvolvimento e da Cidadania Global, no âmbito do projeto Global Schools: Aprender a (con)viver.
|
||
Atualizado em 07.07.2017 |