
Este dia dedicado aos direitos da infância surge em 1989, no dia 20 do mês de Novembro, quando as Nações Unidas em conjunto com 192 países do Mundo, lançaram um documento que anunciava os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais de todas as crianças, a Convenção dos Direitos da Criança (CDC).
Desde essa data que oficialmente a ONU reconhece o dia 20 de Novembro como o «Dia Universal dos Direitos da Infância». A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo jurídico para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.
A Coleção "1 Dia para agir" oferece recursos adequados a diferentes idades e realidades, constituindo-se como uma ferramenta para trabalhar e celebrar, com os alunos, dias de comemoração significativos para a promoção da educação para uma cidadania global, na certeza que essa é uma tarefa da responsabilidade de todos e todas.
Aqui, poderão encontrar seis volumes que apresentam numa das faces um cartaz que pode ser exposto e, na outra face, quatro propostas de atividades para os diferentes níveis de escolaridade (Pré-Escolar; 1.º, 2.º e 3.º Ciclos; Secundário), complementadas com algumas ideias que se destinam a encorajar os jovens a tomarem a iniciativa, quer na escola, quer na própria comunidade (zona central).
Mais informações em:
m-igual.org
|
||
Criado em 19.11.2016 |