
No passado dia 27 de junho, segunda-feira, decorreu o primeiro dia de trabalhos do III COOPEDU, organizado pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa e pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. No âmbito do projeto Global Schools: Aprender a (con)viver foram apresentadas as seguintes comunicações: - "Comparative policy analysis of Global Citizenship Education actors in 10 EU countries". Esta comunicação, apresentada por La Salete Coelho, foi preparada por Massimiliano Tarozzi, Carla Inguaggiato e La Salete Coelho, e é um dos resultados das atividades do projeto relacionadas com a investigação. - "Formar professores-globais: reflexões a partir da prática de formação inicial de professores". A comunicação apresentada pela docente Joana Oliveira reflete sobre a experiência da formação inicial de professores na área da ED, levada a cabo na ESE nos últimos anos. La Salete Coelho, Teresa Gonçalves e Luísa Neves apoiaram a elaboração da comunicação. - "Educação para o Desenvolvimento – leitmotiv de uma rede em construção", pelo professor da escola Pintor José de Brito, Joaquim Marques. A comunicação refletiu sobre uma experiência de formação contínua de professores. O bom exemplo apresentado, realizado no 1º ciclo do EB, colocou em prática a integração da ED no curriculum de Língua Portuguesa sob a orientação da docente Gabriela Barbosa, co-autora da apresentação. Este projeto é financiado pela Comissão Europeia na linha de apoio à sociedade civil e às autoridades locais para as áreas da Educação para o Desenvolvimento e da Cidadania Global. |
||
Atualizado em 21.01.2017 |