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As Jornadas de Educação para o Desenvolvimento (ED) são consideradas no Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) como uma “atividade de dinamização” da concretização da própria Estratégia, assumindo neste quadro um carácter “estruturante e transversal”. Dando continuidade a esse processo participativo, as Jornadas de ED visam, no quadro do seu caráter estruturante e transversal, o aprofundamento de questões concetuais, temáticas ou metodológicas, juntando diferentes tipos de entidades em contextos que procuram favorecer a troca de experiências e o aprofundamento da reflexão, reconhecendo e consolidando os caminhos percorridos e abrindo perspetivas para ações futuras. As I Jornadas (novembro de 2010) foram dedicadas à temática da “influência política” (lóbi, advocacy) e reuniram sobretudo ONGD. As II Jornadas (janeiro de 2012) foram dedicadas à “ED nas escolas” e congregaram 134 professores/as e outros atores de ED no âmbito do ensino formal. As III Jornadas (Maio de 2013) foram dedicadas à “Educação para o Desenvolvimento e outras 'Educações para…'” e contaram com a presença de 49 participantes em representação de entidades do Estado e da Sociedade Civil. Todas elas beneficiaram também da participação de peritos externos. A Avaliação é uma componente essencial do trabalho de qualquer organização. Permite perceber a eficácia desse trabalho, identificar e corrigir falhas e potenciar aspectos positivos e mais-valias. No entanto, são vários os obstáculos à implementação de metodologias de avaliação que funcionem como processos de aprendizagem e contribuam para melhorar competências, principalmente se pretendermos abordar a Avaliação de Impacto, que vai muito para além de uma apreciação meramente quantitativa de resultados obtidos. Reflectir sobre a importância da Avaliação, as suas potencialidades, os seus limites e os constrangimentos com que nos deparamos na sua implementação é sem dúvida uma necessidade, especialmente, enquadrando essa reflexão no contexto da Educação para o Desenvolvimento. Para as IV jornadas no âmbito do Objetivo 1 da ENED pretende-se promover a capacitação das entidades públicas e das organizações da sociedade civil relevantes enquanto atores de ED e criar dinâmicas e mecanismos de diálogo e de cooperação institucional. Os objetivos para as IV Jornadas são: 3.1 - Reconhecer e compreender a avaliação das intervenções em ED como processo de aprendizagem; 3.2 - Debater as potencialidades, os limites e as condições necessárias para a realização de avaliações de impacto no contexto da ED; 3.3 – Contribuir para a integração de uma cultura de Avaliação nos processos de trabalho das organizações 3.4 - Contribuir para o processo de avaliação externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED). Dada a natureza do tema escolhido e dos objetivos propostos, estas Jornadas terão como públicos prioritários as organizações que subscreveram o Plano de Acção da ENED e que nele têm integrado acções, projectos e processos desenvolvidos ao longo dos últimos 4 anos. Encontro com a duração de um dia, 29 de Abril, entre as 9:00h e as 18.00h, na sala A da Fundação Cidade de Lisboa. Organização: - Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) - Plataforma Portuguesa das ONGD – Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento Com o apoio: - Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, - I.P. Direcção Geral de Educação Mais informações em: |
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Atualizado em 24.04.2015 |