
No âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional III, pertencente ao terceiro ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação, e sob orientação das docentes Joana Oliveira e La Salete Coelho, as alunas Ariana Coelho, Bárbara Silva e Renata Vasconcelos trabalharam com uma turma do 5º ano de escolaridade do 2º Ciclo do Ensino Básico, pertencente à Escola Básica 2.3/S de Barroselas. Todo o trabalho e atividades planeados foram pensados inserindo-se no tema da Equidade de Género, um tema muito atual incluído na Educação para o Desenvolvimento, que pode ser abordado de forma crítica e dinâmica, tendo como principal objetivo incutir “ valores, princípios, atitudes e ações para um mundo mais justo, inclusivo, equitativo e sustentável”, contribuindo “para um mundo em que todos usufruem dos seus direitos, em especial o direito à Educação.” (Oliveira & Coelho, 2014). Para a abordagem da temática que nos foi dada, utilizamos um livro - “TODOS FAZEMOS TUDO” de Madalena Matoso. Foi a partir da exploração deste livro que introduzimos a temática selecionada, promovemos pequenos debates onde os alunos partilharam ideias, opiniões, experiências e conhecimentos, pequenas conversas onde se desconstruíram ideias feitas ou estereótipos. Como objetivo geral de todo o trabalho tínhamos a identificação e o reconhecimento de situações de equidade de género, estereótipos, diversidade cultural e desigualdade no acesso à educação. De um modo geral, podemos concluir que foi uma experiência bastante gratificante, salientando-se como o mais gratificante a mudança de alguns pensamentos e ideias feitas que os alunos já traziam consigo, deixando-nos muito satisfeitas com o trabalho desenvolvido. Ariana Coelho, Bárbara Silva e Renata Vasconcelos |
||
Criado em 10.04.2015 |