PTEN
IPVCOTIC
   
 
     

21 de março - Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial

 
Subscrever RSS
 
 
GEED
 

 

A ONU instituiu o dia 21 de março como o Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Sharpeville. A 21 de março de 1960, na cidade de Sharpeville, nos arredores de Johannesburg, na África do Sul, realizou-se um protesto contra a lei do passe, que obrigava os negros daquele país a usarem uma caderneta onde estavam descriminados os espaços que podiam frequentar. Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se na cidade de Sharpeville e organizaram o seu protesto com demonstrações pacíficas de descontentamento. Contudo, pela intervenção da polícia sul-africana, a manifestação tornou-se violenta, morreram 69 pessoas e cerca de 200 ficaram feridas. Este acontecimento despertou a atenção da opinião pública mundial para a realidade do apartheid e, por isso, a partir dessa data, passou a ser comemorado o Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial, implementado pela ONU a 21 de novembro de 1969. Ainda a este propósito, foi promulgada a Convenção Internacional para a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, a 21 de dezembro de 1965.

 

Recentemente, o Gabinete de Informação Pública das Nações Unidas criou um espaço online sobre a temática do racismo, xenofobia e intolerância. Este espaço incita os indivíduos a um contributo mais ativo e direto na luta contra a discriminação racional e atitudes de intolerância face à diferença, sublinhando a incitação: “What can you do to fight racism?” (O que podes fazer na luta contra o racismo?).

Além de dar a conhecer histórias da vida real que contam episódios de discriminação racial, este espaço apresenta ainda uma explicitação do que é a discriminação racial e de como ela acontece no contexto escolar, bem como algumas sugestões de como esta questão pode ser trabalhada para a sensibilização da comunidade educativa. Além disso, identifica alguns grupos mais vulneráveis a algum tipo de discriminação, como são os migrantes, as pessoas que vivem em condições de pobreza extrema, as mulheres, os descendentes africanos e povos indígenas e minorias nacionais, étnicas, religiosas e linguísticas.

 Criado em 21.03.2013