PTEN
IPVCOTIC
   
 
     

Prémio Sakharov é entregue a protagonistas da Primavera Árabe

 
Subscrever RSS
 
 
GEED
 

Mohamed Bouazizi, que se imolou pelo fogo no dia 17 de Dezembro de 2010 na localidade de Sidi Bouzid, morreu duas semanas mais tarde. O seu gesto desesperado - que revelou que o povo tunisino estava no limite das suas capacidades de sobrevivência - desencadeou um movimento popular nacional que levou à queda do regime do ditador Ben Ali.

Asmaa Mahfouz é uma das fundadoras do Movimento 6 de Abril que lançou o apelo de reunião na Praça Tahrir, no Cairo, movimento esse que conduziu à queda do regime do ditador egípcio Hosni Mubarak.

Foram igualmente distinguidos Ahmed al-Zubair Ahmed al-Sanusi, de 77 anos, um dissidente líbio que passou 31 anos na prisão por causa das suas actividades de dissidência ao regime do falecido Muammar Khadafi; Razan Zeitouneh, advogado de 34 anos que dirigiu os comités de revolta na Síria e Ali Farzat, um caricaturista de impresa que foi espancado em Agosto último pelas forças de segurança sírias.

A decisão de atribuição do prémio a estes protagonistas das revoltas que conduziram à queda de vários ditadores árabes foi tomada por unanimidade pelos presidentes dos grupos políticos.

O Prémio Sakharov - que se impôs nos últimos anos como uma espécie de equivalente da UE ao prémio Nobel da Paz - recompensa cada ano um defensor dos direitos humanos e da democracia.

 

 Atualizado em 27.10.2011