
Iniciamos a nossa atividade neste ano letivo com uma boa notícia – já foi publicada, em Diário da República, a nova Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, que estará em vigência entre 2018 e 2022. A nova estratégia assenta no "reconhecimento nacional e internacional da sua relevância social, política e educativa" e vai ao encontro da Resolução de 25 de setembro de 2015 da Assembleia Geral das Nações Unidas "Transformar o Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável." A ENED 2018-2022 tem como objetivo, "até 2030, de garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusivo, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e de não-violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável." A nova Estratégia vem estabelecer o novo enquadramento para o desenvolvimento de projetos e atividades de Educação para o Desenvolvimento em Portugal. Este documento estratégico mantém-se sob a alçada de uma Comissão de Acompanhamento constituída pelo Camões – instituto da Cooperação e da Língua, pela Direção-Geral da Educação, pela Plataforma Portuguesa das ONGD e pelo CIDAC, em representação do GENE – Global Education Network Europe. Fruto de um processo participativo, este documento foi elaborado a partir de quatro oficinas temáticas — duas conceptuais, uma estratégica e uma dedicada a questões de funcionamento — nas quais participou um representante do Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) da ESE-IPVC. O documento pode ser consultado através da seguinte ligação https://dre.pt/home/-/dre/115698904/details/maximized |
||
Criado em 05.09.2018 |