PTEN
IPVCOTIC
   
 
     

Novo projeto_"Escolas Transformadoras"

 
Subscrever RSS
 
 
GEED
 

A ESE-IPVC está envolvida em mais um novo projeto - "Escolas Transformadoras: Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola". Neste projeto, cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, trabalharemos com a Fundação Gonçalo da Silveira e com as ESE de Beja e Santarém, fortalecendo a área da Educação para a Cidadania Global na nossa escola e nos agrupamentos de Viana do Castelo.

Este projeto surge da necessidade de repensar a Escola com as escolas. "Cremos que a Educação para o Desenvolvimento, através das temáticas que aborda, através das metodologias que adota, através da capacidade de criar um ambiente propício à reflexão crítica e ação consciente, tem a capacidade de trazer para a escola aprendizagens importantes na construção de uma cidadania solidária e global", pode ler-se na sua candidatura.

Fazendo uso da experiência de trabalho conjunto, a FGS (ONGD que vem trabalhando na última década com várias parcerias em contextos de educação formal nos seus vários níveis de ensino, incluindo o Ensino Superior), e as três Escolas Superiores de Educação com intervenção local e nacional ao nível da Educação para o Desenvolvimento pretendem conseguir uma partilha transversal e horizontal das práticas e saberes de cada uma das entidades parceiras, alicerçadas nas suas diferentes experiências, processos e geografias.

O projeto, iniciado neste mês de Julho, tem, portanto, como Objetivo Geral “Reforçar a ED na Escola enquanto espaço de reflexão crítica e transformação social” e como Objetivo Específico “Apoiar as comunidades educativas e os outros agentes escolares na implementação da Estratégia de Educação para a Cidadania, especificamente na sua vertente de Educação para o Desenvolvimento”.

De forma a atingir estes objetivos, foram previstos 3 resultados que abrangem vários contextos e intervenientes:
RE1 – “Aprendizagens, competências e práticas de ED dentro das ESE de Beja, Santarém e Viana do Castelo reforçadas”
RE2 – “Dinâmicas de ED nas comunidades educativas consolidadas”
RE3 – “Espaços de diálogo, partilha e reflexão entre agentes educativos criados e dinamizados”.

Em setembro teremos mais novidades!

 Criado em 31.07.2018